Estratégia e produção de conteúdo jornalístico ou branded para multiplataformas

O facebook faz mudanças nos algoritmos todos os meses. A gente nem se dá conta de muitas delas. Mas tem outras cujo impacto é bastante perceptível, sobretudo para marcas que querem interagir com seus clientes nas redes. ​

No início de 2014, por exemplo, mudou a maneira como os vídeos são reproduzidos. Se antes você precisava clicar em um vídeo, que abria em outra janela e aí seria reproduzido, agora cada vez que você passa por um vídeo na sua timeline ele é reproduzido automaticamente​. Sem som, para não enlouquecer os usuários! A medida aumentou em 134% o número de vídeos reproduzidos!

​Outras alterações são menos espetaculares, embora não menos impactantes. Algumas podem ser oportunidades, outras eventualmente trazem problemas. Este artigo do Social Media Today comenta algumas ​alterações recentes no FB que a gente deve levar em conta ​na hora de trabalhar a divulgação social das marcas.

1- Nova mudança no algoritmo do feed de notícias
Se não houvesse nenhum tipo de filtro, cada pessoa receberia mais de 1500 notícias em seu feed de notícias por dia. Através de filtros de relevância​, de interesse e de interações entre os usuários, o facebook reduz este número para algo em torno de 300 posts. Frequentemente o algoritmo que faz esta filtragem é modificado, com o objetivo de ​afinar a relação das pessoas com a rede.​ No momento, ​o objetivo de ​Mark Zucke​rberg ​é valorizar conteúdo​s​ de qualidade, portanto, marcas que não produzirem bom conteúdo devem tomar cuidado. Sua relevância deve diminuir. ​Posts com chamada​s​ intrigante​s, mas que levarem para uma página com propaganda devem ser desincentivados no facebook d​aqui para frente .

2- Fim dos chamados “like gates”
Um like​ ​gate é uma estratégia utilizada por empresas para angariar e estimular likes em suas fan pages. O facebook quer que o usuário interaja com a página, e não apenas curta. Novamente, o objetivo é enriquecer a experiência do usuário com a plataforma. ​A ideia é que cada um deve curtir uma página porque quer fazer isso e tem afinidade com o que é produzido, não porque a marca oferece prêmios ou ​de alguma forma constrange o usuário​.

3- Salvar artigos para ler depois
Com tantas informações interessantes chegando no nosso feed, nem sempre dá tempo para ler tudo. Agora o facebook terá um botão “salve para ler depois”. Marcas espertas vão utilizar isto a seu favor, ​eventualmente criando conteúdos mais ​aprofundados e incentivando o usuário a ler mais tarde​.

4- Novas mudanças no serviço de videos
No começo do post falamos sobre como a mudança na reprodução de videos alterou a forma como o usuário se relaciona com este tipo de mídia no Facebook. Não satisfeito, o face vai promover novamente mudanças na reprodução de videos que vão impactar diretamente usuários e marcas. Desta vez o objetivo será competir diretamente com o Youtube. Os videos passarão a exibir o número de visualizações e poderão ser recomendados de um usuário para o outro. Além disso, Zuckerberg promete novas métricas específicas para videos, disponíveis aos administradores de páginas no Facebook. Ou seja, boa oportunidade para marcas investirem em conteúdo multimídia. Para saber mais sobre esta mudança, anunciada ontem, confira este artigo.

Ficou interessado? Vale a pena ler o artigo original, escrito por Jim Belosic, CEO da ShortStack, empresa criada por ele em 2002 que oferece um software de manutenção de anúncios em redes sociais e hoje conta com mais de 350.000 clientes em 168 países.

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