Estratégia e produção de conteúdo jornalístico ou branded para multiplataformas

13084852738006

Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg estiveram no comando do Google por quase dez anos, entre 2001 e 2011, e em setembro de 2014 lançaram conjuntamente o livro How Google Works onde contam das peripécias de construir e manter a maior empresa de tecnologia do mundo.

Veja a seguir algumas das dicas que os dois dão ao longo do livro e que podem muito bem ajudar você a construir o seu negócio nesse novo mundo:

Criativos Inteligentes

Encontre criativos inteligentes (smart creatives): pessoas focadas no produto e que combinam conhecimento técnico, noção de negócios e criatividade. Insira-os em uma cultura onde eles tenham espaço para trabalhar, buscar e crescer e eles farão coisas extraordinárias.

Respire Cultura

Estabeleça as bases da cultura da sua empresa. Respire essas visões todos os dias, a cada passo.

O que mudou?

Pergunte sempre: o que está diferente? O que mudou no mundo e como eu devo adaptar minha empresa? O que tínhamos antes que não temos mais hoje?  (A resposta para esta pergunta é, na maioria das vezes, tecnologia).

Comunicação

Comunicação é tão importante quanto tomada de decisão. Quanto mais informações você conseguir trocar, mais rica será a sua comunicação e mais embasado será o seu processo de tomada de decisão. Não busque o consenso, busque um processo no qual todos sejam ouvidos.

Oportunidades

A tecnologia virou o jogo na maioria dos mercados. E derrubou muitas barreiras que antes limitavam o ingresso de novos players. Preste atenção e aproveite as oportunidades!

Boas Ideias

Escute as pessoas de jaleco, não as pessoas de terno. Elas produzem novas ideias e protótipos, ao invés de produzirem belas apresentações em powerPoint. O CEO tem que ser exemplo. Se você quer uma empresa inovadora, isto tem que começar na base. Deixe as pessoas criarem e inovarem sem medo; ideias novas podem vir de qualquer lugar.

Novas Empresas

Dentro das empresas a situação também tem que mudar. Nos modelos tradicionais de negócio as decisões são tomadas por poucas pessoas, a estrutura rígida e hierarquizada impede a atuação de pessoas criativas. Estas empresas tem uma estrutura devagar e o mundo tecnológico requer rapidez.

Mude Sempre

Com a velocidade das mudanças, qualquer business plan que você tente fazer para a sua empresa está fadado ao fracasso em algum ponto. Tenha um plano. Mas saiba que ele irá mudar constantemente. Planos devem ser fluidos. Fundações são estáveis então se atenha à sua base.

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário