Estratégia e produção de conteúdo jornalístico ou branded para multiplataformas

Muito se fala sobre novas estratégias para a mídia impressa diante do afluxo crescente dos investimentos em publicidade para o mundo digital. Reunimos alguns anúncios, lançados entre junho de 2013 e junho de 2014, que provam que a mídia impressa ainda respira e que há espaço para marcas utilizarem-na com criatividade. Os anúncios selecionados foram, inclusive, premiados com o principal troféu da comunicação, o Leão de Cannes. E temos também alguns representantes brasileiros.

Confira:

1 – Emotional Support Hotline (ESH)

Esta campanha criada pela Leo Burnett Tailor Made Brasil reordenou as palavras de cartas de despedidas deixadas por suicidas criando mensagens de esperança. Com o mote “Dentro de todo suicídio tem alguém que quer viver” a campanha gerou grande impacto em favor desta organização que oferece um serviço de suporte ao potencial suicida.

O anúncio foi feito em duas páginas, numa a carta original, na outra a carta reordenada.

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2- Harley Davidson

A marca criou uma série de anúncios sobre soldados da República Checa que desmontavam suas motocicletas e as escondiam para que não fossem encontradas e utilizadas por soldados nazistas. As motos desmontadas viraram um símbolo de esperança e liberdade.  As imagens são feitas partindo do ponto de vista de, ninguém mais, que a própria motocicleta..

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3- Aspirina

Mais um representante brasileiro, este anúncio mostra a diferença entre as pessoas que tem apenas uma simples dor de cabeça, que tomam aspirina normal, e aquelas que têm uma dor extra forte e que tomam CafiAspirina. O anúncio foi grande favorito no festival de Cannes na categoria de mídia impressa. Sua principal característica é a qualidade do desenho, e o legal da peça é que na versão impressa você consegue ver os mínimos detalhes da imagem; Infinitas pessoas esperando numa fila com dor de cabeça e o homem atendendo todas elas no guichê, com mais dor de cabeça ainda.

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4- Ocean

Esta marca de perfumes para ambientes criou um anúncio super criativo utilizando um recurso característico do meio impresso: o folhear. Quando o leitor virar a página com uma foto de perfil, em tamanho grande, terá a impressão de que está tapando o nariz do personagem por causa do mal cheiro.

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5- Shanghai Motors

Este anúncio extremamente impactante trouxe às revistas pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito através de fotos. As pessoas foram inseridas na posição das placas de sinalização, a fim de relembrar aos motoristas o porquê destas placas existirem.

É uma ação muito simples e caracterizada por fotos impactantes para chamar a atenção do leitor.

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Para ver estes e mais exemplos, confira

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