Estratégia e produção de conteúdo jornalístico ou branded para multiplataformas

Começar um negócio do zero nunca é fácil. Mas as redes sociais talvez tenham chegado para ajudar pequenos e médios empreendedores a divulgarem sua marca e a se aproximar dos seus clientes.

Se há dez anos chegar perto de clientes potenciais era um desafio cujos bons resultados pareciam disponíveis apenas para grandes empresas, donas de gordas verbas de marketing e publicidade, agora o ambiente democrático das redes abre uma janela de oportunidade.

Nos Estados Unidos, como revela a pesquisa anual Local Commerce Monitor (LCM), os pequenos e médios empresários vem se apropriando cada vez mais dos espaços sociais. A pesquisa, realizada online com 524 empresas, já está em sua 18ª edição.

O levantamento também sugere que, dentre todas as categorias, as PMEs são as empresas que destinam a maior parcela de seu orçamento para propaganda nas redes; 21,4% do investimento em divulgação e publicidade foi destinado às ações online. O número de empresas online também aumentou de 71% em 2013 para 74% em 2014.

Essa ainda não é, porém, exatamente a realidade brasileira. Uma pesquisa realizada pelo INSPER em 2012 mostrou que a porcentagem de PMEs presentes nas redes sociais era de 24,5%. No mesmo ano, a LCM americana revelava que 63% das PMEs  dos EUA já estavam utilizando as redes sociais. Mas as coisas, obviamente, estão mudando, já que 89% dos internautas brasileiros estão online, conforme mostra esta outra pesquisa.

Algumas tendências sobre como as pequenas e médias empresas direcionam este investimento foram pontuadas pela própria Bia/Kelsey, a empresa que realiza a pesquisa.

O primeiro ponto levantado é que o budget direcionado para propaganda não aumentou. Nas últimas pesquisas realizadas (2011, 2012, 2013 e 2014) se manteve no mesmo patamar, em torno de $2000 (R$5000) mensais. As operações, no entanto, tornaram-se cada vez mais centralizadas e organizadas. A tendência é que essa atuação seja gerenciada por uma pessoa, para criar ações integradas em todas as plataformas. Outra possibilidade apontada no sentido dessa organização é a empresa criar uma estratégia digital que integra conteúdo e identidade visual nas diversas plataformas. Em 2013, 72% das empresas apresentavam esse comportamento nas redes, em 2014 algum grau de integração apareceu em 80% das PMEs.

Que as redes são uma janela de oportunidade para pequenos e médios empresários parece não haver dúvidas. Mas essa presença digital ainda está se consolidando. As tendências sugerem o investimento em uma estratégia ampla e que integra diferentes plataformas e espaços. E não apenas no mundo virtual. O número de promoções nas redes sociais associadas com ações mobile, sugere uma ampliação ainda maior dessas ações que extrapola aquilo que acontece online para o mundo físico da empresa.

Se você quiser mais informações, vale conferir a análise da Proxxima sobre a LCM.

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