Estratégia e produção de conteúdo jornalístico ou branded para multiplataformas

orkut-fim (1)

O dia 30 de setembro de 2014 será para sempre lembrado como o dia que marcou o fim do Orkut. Até hoje a rede, que teve seu auge entre 2005 e 2008, é acessada por algo em torno de 4 milhões de brasileiros. Mas, afinal, o que levou um serviço, que era utilizado por tantos, à decadência?

O site AdNews promoveu uma análise de pontos negativos e positivos da rede social e levanta a hipótese de que o fim do Orkut se deu pois a rede não se preocupou em criar soluções específicas para a atuação de empresas e não sobreviveu sem anunciantes.

Se uma das grandes vantagens do Facebook é permitir que empresas conversem com usuários diretamente, no Orkut isto não acontecia. Para criar uma comunidade era necessário ter uma conta como usuário da rede. E para interagir com os membros desta comunidade, era preciso ser usuário. Portanto, não havia a possibilidade de um cliente interagir e mandar questões diretamente para marca. A conversa era sempre indireta, por meio de representantes, por exemplo. Parece uma mudança pequena, mas é um paradigma que o Facebook quebrou ao permitir que marcas expressem exatamente aquilo que acreditam e tenham voz própria.

Mas o Orkut se notabilizou como grande pioneiro em diversos aspectos. Entre as ações memoráveis, consta a da Coca-Cola, que em 2011 criou uma promoção que permitia aos usuários estilizar seu perfil com designs exclusivos da marca, celebrando seus 125 anos.

Também foi o primeiro a promover interação direta entre o cliente e a marca. Um case interessante se deu com Nescau: a marca lançou um novo produto que não foi aprovado pelos internautas. Logo surgiu uma comunidade pedindo a versão antiga de volta. O resultado? O presidente da Nestlé mandou um e-mail para cada membro da comunidade avisando que o produto original estaria de volta em breve.

Não deixe de conferir a análise completa.
Em tempo: ainda dá tempo fazer backup: Suas fotos estarão disponíveis online até o dia 30 de setembro. Já scraps e depoimentos, poderão ser resgatados até o dia 30 de setembro de 2016. Mais informações sobre como fazer o backup aqui

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário