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Verdade seja dita: às vezes consumidores não atuam incisivamente para fazer do mundo um lugar melhor. Mas esperam que suas marcas favoritas façam isso por eles.

Um estudo realizado em junho, pela Havas Media, com 30 mil consumidores espalhados pelo globo revelou que 72% deles acha que o mercado vem falhando em cuidar do planeta e da sociedade como um todo. E esperam de suas marcas de confiança uma postura ativa em favor do meio ambiente ou de causas sociais.

Recentemente, o site americano TrendWatching lançou um relatório com um levantamento das marcas que fizeram sacrifícios em prol de um mundo melhor. Nada de ações de fachada, “para inglês ver”. Se uma marca quiser chamar atenção ela precisa mostrar ao consumidor que fez um verdadeiro sacrifício.

Confira algumas ações que achamos particularmente interessantes:

INTEL 

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A gigante da tecnologia anunciou em janeiro que não compraria mais matérias prima para fabricação de chips originadas de regiões em conflito. Minérios oriundos da República Democrática do Congo, por exemplo, foram cortados.

GUINESS 

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Tradicionalmente a cervejaria irlandesa patrocinava a parada do St Patrick’s Day em Nova York. Mas em março de 2014, um dia antes do evento, retirou seu patrocínio depois que um grupo de membros da comunidade LGBT foi impedido de participar mostrando símbolos e insígnias de sua comunidade. Para o evento de 2015, já foi anunciada uma ala exclusiva para LGBTs.

STA TRAVEL 

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Esta agência de viagens inglesa passou a não trabalhar mais com destinos associados a maus tratos de animais. O primeiro destino cancelado foi o SeaWorld e suas filiais, que recentemente vem chamando atenção por diversos escândalos envolvendo infraestrutura e maus tratos que culminaram, inclusive, na morte de uma funcionária.

TESLA

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Em junho deste ano, a montadora de carros Tesla, anunciou a abertura das patentes de seus modelos de carros elétricos com o objetivo de colaborar para o crescimento do mercado de carros sustentáveis.

TESCO

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Em maio de 2014, o supermercado inglês anunciou que até o final do ano acabará com a exposição de balas e doces nos entornos dos caixas e saídas. Um verdadeiro sacrifício em prol de uma juventude mais saudável. Uma pesquisa mostrou que para 65% dos consumidores, mudar as guloseimas de lugar os encorajaria a ser mais saudáveis. Imagine se isto acontecesse no Brasil?

 

Se quiser conferir o relatório completo, clique aqui. 

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